b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

17-06-2020-Pilsen,-Session-Ipa-e-1870-30-final
08/10/2020

O que são cervejas IPAs?

Você já deve estar cansado de ver essas três letrinhas juntas dando nome ao estilo da cerveja, não é? E o que é cerveja IPA, afinal?

IPA são as iniciais do nome desse estilo: India Pale Ale, que foi desenvolvido na Inglaterra do Século XIX, para abastecer a colônia inglesa na Índia.

O que é cerveja IPA e como surgiu?

escolas cervejeiras

Com conhecimentos antigos sobre o poder de conservação do lúpulo, cervejeiros da cidade de Burton-on-Trent começaram a produzir suas Pale Ale com altas doses da planta, de olho no comércio entre Londres e Calcutá. A água local, bastante “dura”, ajudava a criar um perfil mais amargo para as cervejas que eles produziam.

Assim, com mais lúpulo e com um teor alcóolico mais alto (à época), mesmo com a longa travessia por mar, elas chegavam ao seu destino intactas, com aroma e sabor preservados.

Os londrinos, sabendo da cerveja especial que era enviada à colônia na Índia, começaram a exigir que também os pubs em Londres servissem a “Pale Ale das Índias”. Anos depois, um jornal de Calcutá batizou a tal cerveja com o nome India Pale Ale, eternizando o estilo até hoje cultuado e amplamente revisitado.

Quer experimentar uma IPA diferente? Conheça a cerveja IPA “Da Origem ao Copo” Albanos,  com café do Cerrado.

Mas o que é Pale Ale?

Começando do começo, “Ale” é o tipo de cerveja de alta fermentação, ou seja, a cerveja é fermentada em uma alta temperatura (entre 15 e 24°C) e isso traz mais complexidade e uma coloração característica, geralmente mais acobreada.

Olha aqui qual a diferença entre Lager e Ale.

Mas foi lá no século XVIII, muito antes do surgimento da IPA, quando o processo de queima de carvão para a Revolução Industrial se intensificou e, então, começou a se tornar possível criar um malte mais limpo e claro. Daí o nome “pale”, que do inglês significa “pálido”.

Porém, com o tempo, as diversas variações de cerveja que foram criadas e as ales ganharam tons múltiplos.

Foi daí também que surgiram as English Pale Ale, American Pale Ale, as IPAs e outros estilos e subestilos. As India Pale Ale mesmo são bastante acobreadas, com um tom mais intenso.

Tudo que você sempre quis saber sobre as IPAs

escolas cervejeiras

IPA é hoje o estilo mais consumido pelo público de cervejas artesanais em todo mundo. É também o estilo que mais ganha, dia após dia, interpretações e subestilos que transformam por completo suas características originais.

Apenas uma característica não pode ser alterada: IPA, seja em qual interpretação ou subestilo se encaixe, é sempre uma cerveja altamente lupulada. O Lúpulo é a alma desse estilo!

Qual a diferença entre IPA e APA

Se a IPA e a English Pale Ale eram as queridinhas dos britânicos, nos Estados Unidos começou, no século XX, uma produção diferente de Pale Ale, a American Pale Ale (APA).

As microcervejarias tradicionais locais começaram a produzir o estilo com lúpulos americanos, o que deu um sabor mais frutado, cítrico e floral às cervejas. E essa é a principal diferença: enquanto a IPA tem o sabor intenso e amargor do lúpulo, a APA é mais suave.

A coloração também é diferente, já que a APA é mais clara, em um dourado pálido.

Existem ainda as American IPA, que seguem a linha mais lupulada, porém utilizando ingredientes norte-americanos.

Quais os principais estilos de IPA

escolas cervejeiras

Bom, já falamos aqui que a IPA ganhou muitas variações ao longo dos séculos. Por ser um estilo muito versátil, abriu as portas para a criatividade das cervejarias, como a American IPA Albanos, que falamos há pouco.

Mas quais os outros estilos de cerveja IPA? Veja agora alguns deles:

Session IPA

A Session é uma IPA produzida para ter um sabor mais leve que as IPAs originais. Ainda que contenha o amargor dos lúpulos, tem um teor alcoólico mais baixo, uma coloração amarela bem pálida e bem refrescante.

Veja só as características de uma cerveja Session IPA, produzida pela Cervejaria Albanos:

Belgian IPA

A Belgian leva esse nome por ser uma variação da IPA que usa leveduras belgas, embora tenha sido criada pelos norte-americanos.

O teor alcoólico é bastante alto, com sabores complexos, geralmente frutados e com boa carbonatação.

Black IPA

Para quem é fã de cervejas escuras, a Black IPA é uma boa opção. Ela tem o malte tostado, por isso leva essa coloração, o que dá um amargor maior, além dos sabores torrados. Para balancear o amargor, ela é menos lupulada que as demais IPAs.

Red IPA

O toffee, caramelo e as características de frutas secas e escuras dão à Red IPA uma coloração avermelhada. Ela se assemelha mais à American IPA e são também chamadas de American Amber Ale.

Se você fica curioso sobre o processo de fabricação de uma cerveja, que dá essas diferentes colorações e sabores, a gente já ensinou aqui no blog como fazer cerveja artesanal. Acesse e aprenda!

Qual o copo ideal para tomar IPA?

Se a cerveja tem origem inglesa, nada melhor que tomar uma IPA em um Pint, não é mesmo?

Mas há uma explicação para isso. Cervejas mais fortes como a IPA ou uma Stout, por exemplo, não precisam ser tomadas tão geladas e vão bem em temperaturas de 7° a 12° C. Com isso, podem ser servidas em copos com maior volume, como é o caso do pint, que tem 473 ml nos EUA e 568 ml no Reino Unido.

O pint também consegue manter a espuma com boa espessura por um período mais longo, o que é perfeito para uma boa cerveja IPA.

Depois de tudo isso, você provavelmente já quer abrir uma garrafa de IPA. Então, passe agora na loja online Albanos e conheça nossas opções de cervejas IPAs.

Veja Também:

Como aumentar as vendas de chopp em 6 dicas

Como_aumentar_as_vendas_de_chopp
Saiba mais

Já tem alguns anos que o Carnaval de Belo Horizonte voltou a ser a primeira opção tanto de belo-horizontinos quanto de turistas. Que tal curtir o pré-carnaval na Casa Carnaval.

casa-carnaval-albanos
Saiba mais

7 Estilos de Cerveja que são Ideais para o Verão

estilos-de-cerveja-albanos-bh
Saiba mais

Carnaval BH com Albanos: saiba onde aproveitar a festa com a melhor cerveja da cidade

Saiba mais