b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

CerveDa origem ao copo - Stout Chocolate com Laranja da Terra - Albanos
25/11/2019

Já pensou em tomar uma cerveja especial com doce de laranja? Conheça o projeto Albanos “Da Origem ao Copo”

O projeto Da Origem ao Copo cria a cerveja especial com doce de laranja-da-terra e chocolate

Cerveja especial com doce de laranja e chocolate. Você não leu errado. A mistura, inicialmente inusitada, faz parte de uma das criações do projeto Albanos “Da Origem ao Copo”.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre a expedição Albanos que deu origem ao projeto e os frutos cervejeiros desta aventura!

Cerveja especial com doce de laranja: as origens de tudo

De raízes mineiras, com mais de 20 anos produzindo o melhor chope de Belo Horizonte, a Cervejaria Albanos decidiu que era hora de conhecer o estado de Minas Gerais de forma profunda. Afinal, “Minas são muitas”, já dizia Guimarães Rosa.

Foi então que surgiu o projeto “Da Origem ao Copo”. A ideia é percorrer as regiões mineiras em busca de novos ingredientes, que resultem em cervejas saborosas, exclusivas e com a cara do nosso estado.

Além da cerveja especial com doce de laranja e chocolate, outros sabores estão sendo desenvolvidos ao longo das expedições. A melhor cervejaria de Belo Horizonte segue surpreendendo, em busca de experiências surpreendentes.

Cerveja Artesanal com doce de laranja- Da origem ao Copo

 

Pé na estrada e olho nas gostosuras!

Uma expedição comandada pelo mestre cervejeiro Albanos Pablo Carvalho e a beer sommelière Fabiana Arreguy, “Da Origem ao Copo” é o projeto que está percorrendo as estradas de Minas em busca de descobrir e valorizar pequenos produtores locais.

Ao visitar as produções, os viajantes encontraram uma infinidade de personagens, sotaques, causos, memórias afetivas e, é claro, os sabores mineiros. 

E aí veio a pulga atrás da orelha: e se os doces, queijos, as frutas e outros ingredientes típicos se tornassem parte de novas receitas de cervejas?

Foi daí que começamos a produzir o melhor da cerveja artesanal, com ingredientes especiais, produzidos pelas mãos de diversos mineiros, incluindo a cerveja especial com doce de laranja.

Primeira parada: São Bartolomeu (MG)

Distrito de Ouro Preto, São Bartolomeu é conhecida por seus doces em compota. O doce de laranja-da-terra é tombado como patrimônio imaterial do município e é uma verdadeira relíquia da região.

Foi caminhando pelas ruas da cidade que conhecemos Edu Tijolo, famoso doceiro, tradicional por suas compotas. Da goiabada cascão ao doce de laranja-da-terra, a fama de exímio produtor artesanal não veio só de Edu.

Seu pai, Seu Vicente Tijolo, por mais de 70 anos se dedicou à produção dos tabletes (daí, o nome “Tijolo”) de doce, passando o conhecimento – e o apelido – ao filho. Edu começou no ofício com apenas 13 anos e, desde então, não parou de mexer o tacho, em uma produção localizada em um anexo de sua casa e muitas das frutas colhidas no próprio pomar.

Com a visita, Fabiana Arreguy e Pablo Carvalho puderam sentir os aromas intensos da laranja do pé e o sabor cítrico e adocicado do sumo, até se tornar compota. 

Essa mistura de sentidos foi o pontapé perfeito para que a dupla voltasse à fábrica Albanos, no bairro Jardim Canadá (Nova Lima/MG) e começasse a produção da primeira cerveja da série “Da Origem ao Copo”, a cerveja especial com doce de laranja.

 

Novas Receitas de cervejas artesanais - Da origem ao Copo

Conheça a nova cerveja especial chocolate stout com doce de laranja-da-terra

E a primeira cerveja desenvolvida pelo projeto já está disponível nas casas Albanos e em alguns pontos de venda em Belo Horizonte, on tap: uma Stout Chocolate com compota de laranja-da-terra.

O resultado, depois dessa aula sobre doces mineiros, é uma cerveja que tem como base o estilo Stout, com muitas notas torradas que lembram chocolate e café. Junta-se a isso o sabor da compota de laranja, cítrica e levemente amarga do sumo da fruta. A sensação é a de estar saboreando uma barra de chocolate com laranja.

Quer apreciar essa receita maravilhosa? As portas do Hub Cervejeiro Albanos Sion estão abertas para você. É só pedir para o garçom e degustar! 

Como harmonizar?

Uma cerveja assim com toque elevado de amargor e nota cítrica vai muito bem com um prato levemente gorduroso.

O sabor do café ainda pode ser explorado com pratos que levam queijo, já que essa é a combinação da casa de qualquer bom mineiro e ainda traz uma memória afetiva da roça.

O cardápio Albanos tem a harmonização perfeita: Queijo na chapa com torrada de pastel, que é um queijo na chapa acompanhado com massa de pastel crocante, molho de jabuticaba e geleia de pimenta.

 Quais serão os próximos destinos?

Mas depois de sair de São Bartolomeu e produzir a primeira receita, é claro que a equipe Albanos não parou por aí! A cada subida e descida nas montanhas de Minas, novas descobertas e inspirações para a criação de novas cervejas. A cada batida na porta, aquele gostinho de cozinha de vó.

Por isso, em busca de retratar a riqueza e a multiplicidade do estado, fomos direto na fonte para colher as famosas jabuticabas de Sabará e o consagrado café do Sul de Minas. E tudo será ingrediente para as cervejas da série, que vêm por aí.

Para acompanhar os novos lançamentos e as novas histórias da Origem ao Copo, é só ficar de olho aqui no site ou nas redes sociais @cervejariaalbanos.

Acesse o nosso canal do Youtube e acompanhe nossa série do projeto “Da origem ao Copo”.

 

Veja Também:

Lugares para comemorar aniversário em BH: o que você deve levar em conta na escolha?

Saiba mais

Como fazer cerveja artesanal? Cervejaria Albanos explica

como fazer cerveja artesanal
Saiba mais

REGULAMENTO: DE CARNAVAL A CARNAVAL COM ALBANOS

Saiba mais

7 dicas de como servir chopp corretamente

7-dicas-de-como-servir-chopp-cervejaria-albanos
Saiba mais