b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

17-03-2020-Latas-Albanos-6-redi
28/08/2020

Lager e Ale, você sabe a diferença entre elas?

Quantas vezes você já deve ter visto uma dessas duas palavras ‘Lager’ e ‘Ale’ em rótulos de cerveja e se perguntou o que elas querem dizer, não é mesmo?

Pois aqui vai uma explicação simples e direta do significado de cada uma, assim você poderá fazer suas escolhas de qual cerveja prefere com muito mais propriedade:

Lager e Ale são os termos referentes aos dois principais grupos de fermentação da cerveja. Você já sabe que cerveja é uma bebida fermentada à base de malte de cevada, certo? Mas talvez não saiba que a fermentação pode se dar de maneiras diferentes, com cepas distintas e temperaturas variadas.

O que é Lager e Ale?

Lager é uma palavra derivada do idioma alemão, cujo significado é armazenamento. O termo se refere ao tipo chamado de baixa fermentação, ou seja, o processo se dá em temperaturas mais baixas (entre 5 e 13 graus) e pela cepa de levedura chamada Saccharomyces pastorianus.

O resultado são cervejas mais límpidas, com aromas discretos dos ingredientes da bebida – malte e lúpulo. São exemplos de estilos de cerveja Lager: Pilsen; Bock, Helles; Dunkel; Schwarzbier, entre outros.

Ale é um termo derivado do idioma anglo-saxão e se refere ao tipo chamado de alta fermentação. Neste caso, o processo fermentativo acontece em temperaturas mais altas (entre 15 e 25 graus) e pela cepa de levedura chamada Saccharomyces cereviseae.

Cervejaria Albanos - Cerveja Artesanal - Delivery de Cerveja - Entrega de Cerveja

O resultado são cervejas com aromas mais exuberantes, vindos não somente dos ingredientes básicos, como malte e lúpulo, mas também de vários compostos secundários formados pela levedura no processo de fermentação. São exemplos de estilos de cerveja Ale: Weizen; India Pale Ale (IPA); Stout; Belgian Wit; Belgian Blond e dezenas de outros.

Entenda também o que são cervejas IPAs.

Mas, atenção! Não caia no erro de que cervejas Ale são mais fortes ou mais escuras do que as Lager! Teor alcoólico e coloração da cerveja não são determinados pelo tipo de fermentação da bebida.

Quais os principais tipos de cerveja Lager?

Sabia que aproximadamente 90% de todas as cervejas consumidas no mundo inteiro fazem parte do grupo das Lager? Dentro do estilo, estão vários tipos de cerveja, dentre elas:

Pilsen

Sim, muitas pessoas não sabem, mas a cerveja Pilsen – a mais consumida no Brasil – é uma Lager. Ela tem baixo amargor, baixo teor alcoólico, coloração dourada e translúcida, além de ser mais refrescante.

American Lager

A American Lager é uma cerveja que passa por longos processos de fermentação a baixas temperaturas, o que lhe dá uma característica de cerveja muito suave, super refrescante, com coloração dourada clara e baixo teor alcoólico. Sim, se você gosta de cervejas Pilsen, provavelmente vai gostar da American Lager.

American Light Lager

Life Lager e ale

Uma versão mais leve da American Lager é a Light que, para se enquadrar nessa classificação, precisa ser uma cerveja com, no máximo, 35 kcal/100ml.

Conheça a Albanos Life Lager, uma cerveja com zero carboidratos e zero açúcar.

Bock

Mas se você procura cervejas mais intensas, uma excelente opção entre as Lager é o tipo Bock. Bastante maltadas, mais escuras e com teor alcoólico mais alto. Você perceberá notas de caramelo e tostado de pão.

Apesar da maior intensidade, ela não é uma cerveja muito amarga, por não ser muito lupulada.

Existem muitos tipos de Lager e vale a pena se aventurar por esse universo. Mas, se você está ainda em dúvida sobre Lager e Ale, veja agora alguns tipos de cerveja da família Ale:

Quais os tipos de Ale?

Veja alguns estilos produzidos em alta fermentação, do tipo Ale:

India Pale Ale (IPA)

A IPA é um dos tipos de cerveja Ale mais conhecidas entre os brasileiros, com seu alto amargor e intensidade, trazidos pelo ingrediente protagonista desse estilo: o lúpulo.

Dentre as cervejas IPAs, você ainda encontra diversos subestilos, como a Session IPA, English IPA, American IPA e Imperial IPA.

Saiba tudo sobre as cervejas IPAs.

Stout

A Stout é uma Ale de coloração escura, devido aos maltes bem tostados. Talvez você conheça a Stout por causa da pioneira no estilo, a cerveja Guinness. Mas, hoje já existem diversas variações, como Dry Stout, Sweet Stout, American Stout e outras.

Brown Ale

A Brown Ale utiliza o malte ‘brown’ em sua fabricação, o que dá uma coloração amarronzada. O malte é, de fato, a grande estrela dessa cerveja, que dá notas de caramelo, nozes e chocolate. A graduação alcoólica não é alta e o amargor é presente, mas não persistente.

Ficou curioso para experimentar diversos tipos de Ale? A Cervejaria Albanos tem um kit de cervejas especiais Ale, para você degustar três estilos diferentes: English Pale Ale, American IPA e Session IPA. Se você ficou interessado, acesse o link e compre agora pela loja online!

Veja Também:

O que é cerveja Lager? Conheças as características desse estilo tão popular.

Saiba mais

Onde tomar cerveja artesanal em BH: bares, lojas e em casa!

Saiba mais

Como comemorar o aniversário de 24 anos da Cervejaria Albanos, com o isolamento social? Com muita Live de shows, é claro!

ThumbsAlbanos_1280x420 (1)
Saiba mais

3 curiosidades sobre Witbiers que você não pode deixar de saber

copo de witibier
Saiba mais