b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

10/04/2023

Você sabe o que é uma cervejaria cigana? Confira a importância e saiba como a Albanos promove essas cervejarias.

Já ouviu falar em cervejaria cigana? Elas são um modelo de produção de cervejas que não conta com fábrica própria, mas que é muito importante para a cultura cervejeira.

Cervejaria cigana é um nome comum no meio cervejeiro, mas nem todo consumidor conhece esse termo. Você já ouviu falar?

Como o nome indica, são cervejarias sem sede própria, que produzem suas receitas com a infraestrutura de outras marcas. Mas, afinal, como isso funciona na prática?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e descubra o que é uma cervejaria cigana, quais são seus desafios, a sua importância para o mercado e como a Albanos apoia esse tipo de produção. Vamos lá?

ingredientes utilizados por uma cervejaria cigana na fabricação

O que é uma cervejaria cigana?

Apesar do nome místico, uma cervejaria não tem nada de sobrenatural, embora, de certa forma, não deixe de “fazer mágica” com alguns ingredientes e panelas.

Estamos falando das cervejarias que não possuem sede própria. Esse é um modelo bastante comum nos Estados Unidos e que tem se difundido no Brasil nos últimos anos.

Muitas vezes, essas marcas começam a produção em casa, com ingredientes de qualidade, vasilhames e receitas inovadoras. Mas, quando resolvem expandir a fabricação, não contam com a infraestrutura necessária.

Assim, partem para um modelo de produção por contrato. Ou seja, fecham parceria com outra fábrica e conseguem produzir a cerveja com infraestrutura profissional, mas sem a necessidade de investir nesses equipamentos.

Aproveite para saber como fazer cerveja artesanal.

Como funciona na prática a cervejaria cigana?

Pode soar estranho uma fábrica emprestar seus equipamentos para outra cervejaria, mas, no mercado cervejeiro, essa é uma prática importante para promover a cultura da cerveja. Geralmente, funciona assim:

  1. A cervejaria cigana entra em contato com a fábrica e fecha uma parceria para alugar a infraestrutura dessa marca. A receita é da cervejaria cigana.
  2. Os ingredientes podem vir tanto da cervejaria cigana quanto da fábrica profissional. Tudo depende do que foi acertado entre as partes.
  3. É importante destacar que há um contrato de parceria, definindo, inclusive, a quantidade de cerveja que será produzida.
  4. A produção é realizada e, após o processo de envasamento, a cerveja recebe o rótulo da cervejaria cigana. Em seguida, passa por todos os processos de registro, inclusive no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Vantagens e desafios

Para muitos amantes da cerveja artesanal, abrir uma cervejaria cigana é a alternativa mais viável para realizar o sonho de produzir a própria bebida. Mas vale ficar atento a alguns desafios que esse mercado apresenta:

  • O planejamento comercial é primordial para abrir a cervejaria, afinal, ainda que o propósito inicial não seja alta lucratividade, ninguém quer tomar prejuízo.
  • É fundamental se atentar à qualidade dos ingredientes, que fazem toda a diferença no resultado final da receita.
  • Para além de amigos e familiares, é necessário avaliar a qualidade da cerveja com especialistas. A opinião técnica é indispensável!

Apesar desses pontos, a cervejaria cigana tem a vantagem de ser menos burocrática, permitir testar o mercado e avaliar a aceitação da cerveja antes de arriscar o investimento em uma fábrica própria.

Saiba como é feita a cerveja Albanos.

 

Por que as cervejarias ciganas são importantes?

A comunidade cervejeira tem muito a ganhar com o fomento às cervejarias ciganas. Primeiramente, porque elas têm uma grande liberdade para testar novos estilos, receitas e ingredientes. Mas elas são muito mais do que isso.

Elas costumam ser a porta de entrada para as cervejas homebrew – ou seja, de fabricação caseira –, permitem avaliar o mercado com volumes menores de produção e, apesar de custos mais altos na aquisição de ingredientes (por causa da quantidade), ainda representam um investimento menor do que uma fábrica. 

Outro ponto importante é que uma cervejaria cigana consegue realizar a produção em qualquer lugar do mundo. Daí o nome.

Com tudo isso, representam inovação para o mercado cervejeiro, permitindo a mágica de criar novas receitas, testar, às vezes errar e, assim, fortalecer essa cultura em todo o mundo.

Intercâmbio entre fábricas e cervejarias

Uma questão muito relevante na cultura da cervejaria cigana é o intercâmbio entre as fábricas. Em alguns países, até mesmo as marcas com fábricas próprias produzem em outras plantas, em algum momento, para trocar experiências.

A ideia é que, ao produzir na fábrica de outra cervejaria, os mestres cervejeiros compartilhem conhecimentos, troquem sabedorias e expandam o universo das cervejas cada vez mais.

Em espaços compartilhados, é possível aprender novos processos, avaliar formas diferentes de trabalhar com os equipamentos e até mesmo “segredos” que ajudam a melhorar a receita das cervejas.

As cervejarias ciganas fazem parte da essência da produção artesanal. Enriquecem as experiências, promovem novos saberem e fortalecem o mercado das cervejas – cada dia mais importante no Brasil.

Como a Albanos apoia as cervejarias ciganas?

A melhor cervejaria de Minas Gerais, a Albanos, acredita que compartilhar conhecimento é uma das formas mais importantes de promover a cultura cervejeira, não apenas no estado, mas em todo o Brasil e até mesmo ao redor do mundo.

Justamente por isso, abre suas portas para receber a sua cervejaria cigana. É isso mesmo! No Hub Cervejeiro Sion, é possível aproveitar a infraestrutura profissional da Albanos para produzir receitas ciganas e, finalmente, idealizar a tão sonhada cerveja artesanal.

Compartilhamos a nossa fábrica para que todos possam produzir a própria cerveja. E, a melhor parte: a Albanos trabalha com a cervejaria cigana desde a elaboração do conceito, passando pelos rótulos até a entrega final do produto.

Leia também: como funciona a produção de cerveja colaborativa Albanos.

Como produzir sua cerveja na Albanos?

A cervejaria cigana que quiser produzir na fábrica da Albanos conta com a experiência que só quem produz a melhor cerveja de Minas Gerais consegue oferecer.

A Albanos sempre realiza parcerias locais, nacionais e internacionais para levar ao consumidor os melhores sabores e experiências gastronômicas diferenciadas. Para produzir com a gente, basta entrar em contato e conferir as condições de parceria.

Tem uma cervejaria cigana e quer conhecer a nossa infraestrutura? Mande uma mensagem e consulte nossa disponibilidade. 

Veja Também:

REGULAMENTO:

ClickCervejeiroRegulamento-(1280x420)
Saiba mais

Como fazer cerveja artesanal? Cervejaria Albanos explica

como fazer cerveja artesanal
Saiba mais

Onde tomar cerveja artesanal em BH: bares, lojas e em casa!

Saiba mais

As melhores cervejas para o verão

Saiba mais