b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

23/10/2022

Como é feita a cerveja Albanos? 8 passos da fabricação

como fazer cerveja artesanal

Saiba como é feita a cerveja Albanos, considerada a melhor do Brasil

Você sabe como é feita a cerveja Albanos? Com mais de 25 anos de atuação, a marca é reconhecida em todo o país por seu pioneirismo, inovação e sabores únicos.

Neste artigo, você confere os 8 passos de fabricação da cerveja Albanos, conhece um pouco mais sobre os principais estilos da marca e ainda aprende algumas dicas sobre a produção de cerveja artesanal.

Entenda como é feita a cerveja Albanos

Apesar de ser uma das marcas mais apreciadas do Brasil, muita gente ainda não sabe como é feita a cerveja Albanos.

Com mais de 25 anos de história, a cervejaria foi criada em 1996 e, desde então, tem uma trajetória marcada por inovações: foi a primeira choperia de Belo Horizonte, um dos primeiros brewpubs e uma referência no mercado de delivery.

Ao longo desses anos, já somou mais de 50 rótulos, incluindo linhas fixas, sazonais e de parcerias, que garantiram prêmios nacionais e internacionais.

Para produzir suas cervejas, a Albanos conta com o que há de mais moderno em suas fábricas, levando produtos de qualidade para o consumidor final, seja no salão, seja nos pontos de distribuição da marca.

Interessado em entrar neste mercado? Veja algumas dicas de como vender chopp.

Cerveja artesanal X industrial: qual a diferença?

A Fábrica Cervejeira Albanos é uma referência na fabricação de chopp e cervejas artesanais. Mas você sabe qual a diferença entre esses produtos e as marcas industriais encontradas nos supermercados?

Enquanto as industriais são resultado de produção em massa, as cervejas artesanais são criadas a partir de um processo mais cuidadoso, lento e com uma série de padrões a serem seguidos para atender os paladares mais exigentes.

Cada cerveja artesanal é única, proporcionando experiências – e histórias – diferentes para o consumidor. E isso costuma estar refletido nas embalagens e identidade visual da marca.

Vale destacar, ainda, que a cerveja industrial tem foco em vender o maior número possível de unidades, enquanto as artesanais visam uma degustação de qualidade, com novos sabores e complexidade de combinações.

Além disso, as marcas artesanais, como o chopp Albanos, contam com ingredientes selecionados e processo de produção mais lento, com cada etapa sendo supervisionada de perto pelo mestre cervejeiro.

Como é feita a cerveja Albanos: ingredientes 

A fábrica cervejeira Albanos possui receitas distintas para cada um de seus produtos. Mas para quem quer mais detalhes de como é feita a cerveja Albanos, já pode anotar os ingredientes principais.

Assim como a maioria das cervejas, nossos chopps contam com quatro ingredientes principais: água, malte, lúpulo e leveduras. Além destes, flores, açúcares, frutas e outros ingredientes podem ser incorporados à receita, para dar mais sabor.

Mais de 90% da cerveja é água, por isso esse é o ingrediente mais importante. E não é qualquer água! Mas uma com propriedades específicas de minerais e outros elementos, que influenciam diretamente o resultado final da cerveja.

O malte confere o sabor adocicado e o lúpulo, por sua vez, é o ingrediente que dá amargor e a tradicional espuma da bebida. Por fim, a levedura garante a fermentação e o álcool da mistura.

A mistura de outros ingredientes confere sabores especiais, como frutas cítricas, doce de leite, chocolate e até café.

Quais são as etapas de fabricação?

O passo a passo de é feita a cerveja Albedo, depende de qual será a receita escolhida. Mas, de forma geral, a fabricação se baseia em 8 etapas, que levam de 20 a 25 dias, para serem totalmente concluídas.

  1. Seleção de ingredientes

A primeira coisa a ser feita é selecionar bem os ingredientes que serão utilizados. Os mestre da fábrica cervejeira Albanos prezam por itens de alta qualidade, que vão garantir o sabor único e especial das nossas cervejas.

  1. Moagem de grãos

Com os ingredientes escolhidos, é hora de colocar a mão na massa e moer o malte. É fundamental que a moagem seja uniforme, com grãos e moedores de qualidade. Equipamentos desregulados interferem no resultado final.

A partir da moagem, se obtém o endosperma de cada grão, substância responsável pela atuação dos enzimas, produção de açúcares e, consequentemente, do álcool.

  1. Brassagem

A etapa seguinte é a brassagem, procedimento que faz a transformação do amido do malte em açúcar. 

Esse passo é muito importante e precisa ser acompanhado de perto, já que é responsável pelo sabor da cerveja, além da textura da bebida. O resultado desta etapa é o que chamamos de mosto.

  1. Clareamento

No clareamento, também conhecido como recirculação, o resultado da brassagem passa por filtragem para eliminar substâncias sólidas. O mosto deve ser clarificado até ficar cristalino.

  1. Fervura e lupulagem

Depois que o mosto estiver filtrado, ele segue para a fervura. Neste processo, também é adicionado o lúpulo, ingrediente que dá o amargor à cerveja. Nossos mestres cervejeiros seguem procedimentos cuidadosos para executar a lupulagem.

  1. Resfriamento

Em seguida, a mistura é resfriada. Usamos resfriadores profissionais, que garantem precisão na calibração de temperatura. 

  1. Fermentação e maturação

O mosto resfriado segue para a etapa de fermentação. Adicionamos a levedura e deixamos a mistura fermentar por alguns dias, em temperatura adequada à receita. 

Depois, é feita a maturação da cerveja que, novamente, é mantida, em temperatura adequada, por cerca de dez dias em um refrigerador, até que todo resquício de fermento seja eliminado.

  1. Envase

Por fim, o líquido é lentamente misturado a um priming de açúcar envasado em garrafas esterilizadas, que seguem para as prateleiras e a casa dos nossos consumidores.

Quais são as principais cervejas feitas pela Albanos?

Todos os passos seguidos na fábrica cervejeira Albanos resultam em cervejas premiadas, muito apreciadas pelo público e em diferentes estilos. Nossas principais cervejas são:

Uai Minas

A Albanos Uai Minas foi criada em homenagem aos 300 anos de Minas Gerais. Foi desenvolvida a partir de uma expedição da equipe de cervejeiros Albanos e teve o nome escolhido por votação popular.

A receita leva doce de leite e maltes defumados, sendo uma verdadeira homenagem aos mineiros.

Life Lager

A Life Lager é uma cerveja zero açúcar e low carb. É refrescante e apresenta sabor e aroma frutado e cítrico – uma opção refrescante, leve e de alta drinkability. 

Amber Lager

A cerveja Amber Lager é o estilo perfeito para quem prefere sabores mais suaves. A bebida tem toques de caramelo e doce, cor âmbar e baixo amargor.

American IPA

Um dos estilos preferidos dos cervejeiros, a American IPA da Albanos tem amargor bastante marcado e aromas cítricos. É uma cerveja dourada, equilibrada e fácil de beber.

Pilsen

A Albanos também produz a clássica Pilsen. Com baixo amargor, gosto de cereais e a espuma branquinha é a pedida certa para todas as ocasiões.

Dry Stout

Premiada com a medalha de bronze do Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau (2018), a Dry Stout tem cevada torrada, que confere notas de café e chocolate, com baixo teor alcoólico.

Session IPA

Opção leve e refrescante, a Session IPA da Albanos tem baixo teor alcóolico, ao mesmo tempo em que é amarga, com

 notas cítricas e resinosas.

German Weizen

A clássica cerveja de trigo tem cheiro de banana e de cravo. A German Weizen tem espuma cremosa, leveduras na garrafa e aparência turva.

American Brown Ale

Uma combinação de castanhas e amêndoas com aroma de frutas tropicais. A American Brown Ale foi premiada com a medalha de prata na Copa Cerveja Brasil 2019.

English Pale Ale

Com o equilíbrio perfeito entre amargor e doçura, a English Pale Ale tem aroma lupulado, com notas terrosas e de flores. Destaque para o sabor caramelado e de biscoito.

Bohemian Pilsner

Com amargor marcante, a Bohemian Pilsner tem sabor de cereais e pão, aromas herbais e de flores e uma sensação de final seco na boca.

A Albanos ainda produz linhas sazonais e especiais, como a Super Nossa Hop Lager, feita para o supermercado Supernosso; e Torcida das Vovós, que homenageia as torcedoras dos times mineiros: Dona Salomé (Cruzeiro), Dona Zuzu (América) e Vovó do Galo (Atlético).

Melhor cerveja do Brasil!

Nossos mestres cervejeiros desenvolveram a fórmula perfeita de como é feita a cerveja Albanos. E quem está falando não somos nós! A Albanos já conquistou vários prêmios, inclusive o de melhor cerveja do Brasil.

  • World Beer 2022, medalha de ouro na categoria nacional, com a American Brown Ale e Albanos Brown Ale, e bronze com as cervejas Life Lager, Session IPA, Dry Stout e Pumpkin Ale;
  • Ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2022;
  • Ouro no Brasil Beer Cup 2021;
  • Prata na Copa Cerveja Brasil 2019;
  • Ouro no World Beer Award 2018.

Não é à toa que somos a melhor cerveja artesanal de Belo Horizonte! Além de pioneiros, estamos sempre inovando em nossos processos, produzindo cervejas únicas, que são verdadeiras experiências.

Um exemplo é o projeto “Da origem ao copo”, que realiza expedições em Minas Gerais, buscando novos ingredientes. Em Sabará, o ingrediente encontrado foi a jabuticaba. Mas ainda há novos elementos a serem explorados nas receitas da Albanos!

Faça a sua cerveja na Albanos

Agora que você já aprendeu como é feita a cerveja Albanos, que tal aproveitar a nossa fábrica para produzir a sua própria artesanal?

A marca já se consolidou como uma das mais bem-sucedidas do país, com alta aprovação do público, não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil.

Mais do que uma fábrica, a Albanos é uma fomentadora do setor cervejeiro. Por isso, a nossa fábrica está de portas abertas para o mestre cervejeiro que deseja produzir sua própria cerveja, utilizando a nossa infraestrutura.

A Fábrica Albanos fica no Jardim Canadá, na região oeste de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade é considerada um polo cervejeiro, movimentando o setor em todo o estado.

Um dos destaques dessa fábrica é a recepção às cervejarias ciganas, aquelas que ainda não possuem local próprio para produção. A Albanos dá aquela forcinha e auxilia em toda a produção, desde a elaboração do conceito até a entrega do produto.

O Hub Cervejeiro também recebe pessoas interessadas em fazer sua própria cerveja. Embora estaja localizada em Belo Horizonte, no Sion, recebe cervejarias de todas as regiões e conta com equipamento completo e tecnologias de ponta para dar suporte na fabricação de cervejas artesanais.

Quer saber mais? Entre em contato no 31.3281-2644.

Onde beber chopp Albanos?

Aprender como é feita a cerveja Albanos é uma delícia, não é mesmo? Mais gostoso ainda é se deliciar com as cervejas e chopp Albanos.

Temos pontos de vendas nos melhores supermercados e distribuidoras de Belo Horizonte, Nova Lima e outras cidades. Também é possível comprar pela internet, 24 horas por dia, na Loja Online Albanos.

Conforme você pode poderá verificar no site, além das cervejas, é possível adquirir canecas, copos, souvenires, kits especiais e opções para presentear quem você mais gosta.

Temos, ainda, o Delivery de Chopp, com barris de 30L e 50L, em diferentes estilos, para deixar seu evento personalizado e muito mais saboroso. No site, você consegue solicitar orçamento e verificar a disponibilidade no seu endereço.

Por fim, mas não menos importante: o Brew Pub Albanos é um bar para quem ama cervejas. Localizado em uma das ruas mais badaladas de BH, oferece torneiras de chopp e o melhor da gastronomia local, para uma harmonização perfeita de sabores.

Faça a sua reserva no site e aproveite!

Onde é feita a cerveja Albanos?

Quer saber mais sobre como é feita a cerveja Albanos? Conheça as nossas instalações! A Albanos possui duas fábricas próprias com o que há de melhor no setor.

Fábrica I

A Fábrica Albanos do Jardim Canadá está completamente equipada com tecnologia de ponta. Além das próprias cervejas, recebe cervejarias ciganas, tendo uma importante contribuição no setor cervejeiro do Brasil.

Com nossos conhecimentos e equipamentos modernos, produzimos as melhores cervejas de BH, proporcionando experiências gastronômicas em casa, bares ou eventos.

Endereço: Rua Rainha Elizabeth, 629, Jardim Canadá – Nova Lima.

Fábrica II

No Sion, a segunda Fábrica da Albanos está de portas abertas para quem deseja produzir conosco.  A infraestrutura é completa, com todos os equipamentos necessários para a produção da melhor cerveja artesanal do Brasil – e para novas marcas!

Endereço: Rua Pium-Í, 611, Sion – Belo Horizonte.

Produção compartilhada

A fábrica de cerveja Albanos também está aberta a novas parcerias, que podem ser nacionais e internacionais. A ideia é fomentar a cultura cervejeira, produzindo com inovação, qualidade e satisfação do público.

Quer saber mais? Conheça as fábricas da Albanos e descubra nossas histórias e ingredientes.

Veja Também:

Saiba porquê você não pode perder a próxima edição do “Música Para Todos”

Música Para Todos
Saiba mais

Melhores Combos de Cerveja: conheça as opções da Cervejaria Albanos

Combos de Cerveja - Cervejaria Albanos
Saiba mais

Delivery de cerveja em BH: conheça o serviço da Albanos

Cervejaria Albanos - Cerveja Artesanal - Delivery de Cerveja - Entrega de Cerveja
Saiba mais

Música Para Todos com Podé Nastácia e Raquel Coutinho

Música para Todos
Saiba mais