b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

copo de witibier
19/07/2021

3 curiosidades sobre Witbiers que você não pode deixar de saber

Apaixonado por cervejas? Confira 3 curiosidades sobre witbier e descubra mais sobre esse estilo belga.

Os brasileiros estão adotando cada vez mais novos estilos de cerveja. Por isso, apresentamos 3 curiosidades sobre witbiers que você não pode deixar de saber para aproveitar ainda mais esse tipo da bebida.

Esse é um estilo interessante para o clima tropical: cítrico, refrescante e muito saboroso. Já deu água na boba? Então continue a leitura para conhecer mais sobre as wits. 

copo de witibier

Curiosidades sobre Witbiers: saiba mais sobre o estilo

Antes de apresentar as curiosidades sobre witbiers, vamos entender mais como é esse estilo.

Essa é uma cerveja leve de trigo, que tem adição de cascas de laranja e coentro. A receita perfeita para muito sabor e refrescância. E, claro, ideal para lugares de temperaturas quentes, como é o caso do Brasil.

O estilo tem origem na Bélgica, ainda no século XV. os grandes destaques da produção dessa época levavam especiarias e frutas, que eram comercializadas por holandeses.

No século XX, muitas das cervejas belgas pararam de ser produzidas e foram retomadas somente nos anos 1960.

Em terras brasileiras, a produção das witbiers só começou em 2014 – acredite se quiser – mas já caiu no gosto popular, assim como as melhores cervejas e chopps consumidos no país.

Aproveite para conhecer algumas cervejas perfeitas para curtir o verão e se refrescar com outros sabores.

Qual a principal característica de uma cerveja Witbier?

A principal característica de uma witbier é ser uma cerveja condimentada – pelo menos nas receitas tradicionais.

A bebida é cítrica, automática e com baixo teor alcoólico. Ah! E a receita leva cevada, malte de trigo e trigo não maltado – ingrediente responsável pela leveza e pela baixa doçura em comparação a outras cervejas de trigo.

Tradicionalmente, a cerveja witbier tem casca de laranja e coentro. Mas já é possível encontrar versões com outras especiarias e frutas, como limão, aveia e até pimenta.

A aparência é turva, já que a cerveja não é filtrada, de cor dourada, em tom amarelo-palha, como outras cervejas de trigo.

Harmonização da cerveja witbier

A witbier vai bem com peixes, frutos do mar, bolinhos de bacalhau, saladas e até hambúrgueres. Combine também com comida japonesa, mas nada de exagerar no shoyo, já que o molho pode interferir no sabor da cerveja.

A bebida pode ser uma opção até mesmo para os dias mais quentes, já que é fresca e com baixo teor de álcool.

Aprenda como fazer harmonização de cervejas e surpreenda seus convidados.

curiosidades sobre witbiers harmoniza com ceviche

Vamos conhecer um pouco mais sobre o estilo? Confira 3 curiosidades sobre witbiers:

Agora sim, vamos a 3 curiosidades sobre a witbier, para você gostar ainda mais dessa cerveja.

1: Wit, na língua flamenga, que dizer branca.

Na língua flamenga, também conhecida como holandês belga, wit quer dizer branco. O nome da cerveja pode ser traduzido como “cerveja branca”.

E por que ela foi batizada assim? Primeiramente, porque sua base é feita de trigo. Em segundo lugar, porque foi a primeira cerveja belga a receber lúpulo na composição. 

No século XVI, cervejas feitas com ervas gruit eram chamadas de vermelhas. As cervejas feitas com lúpulo eram chamadas de brancas. Portanto, witbier.

2: A Witbier não é uma cerveja puro malte.

É isso mesmo. Apesar de Puro Malte ter virado quase um sinônimo de selo de qualidade, na prática, não é assim que funciona.

A cerveja witbier usa trigo não maltado e a receita é “ temperada” com outros elementos que fogem dos quatro ingredientes básicos – água, malte, lúpulo e levedura.

Saiba mais sobre o que é uma cerveja Puro Malte.

3: O estilo Witbier quase foi extinto?

Apesar de ter sido um estilo bastante popular na Bélgica desde o século XIV, a Wit entrou em declínio e quase sumiu por completo do mercado a partir do século XX. 

Somente na década de 1950, um antigo funcionário da última fábrica de Witbier a fechar as portas alguns anos antes, comprou a empresa e retomou suas atividades na cidade de Hoegaarden. O nome desse homem é Pierre Celis, que passou a ser chamado de “ pai das Wits”.

Além desse estilo, você pode tomar a melhor cerveja de Belo Horizonte na Albanos. Faça a sua reserva no bar ou solicite delivery de chopp no seu endereço. Informações no WhatsApp da Albanos.

Adaptado de texto da Fabiana Arreguy

Veja Também:

Montanhas que inspiram, conheça nosso novo rótulo de cerveja: a Mountain IPA

Mountain IPA - Cervejaria Albanos
Saiba mais

Melhor Cervejaria de Minas Gerais: Albanos foi considerada a melhor do estado no Concurso Brasileiro de Cervejas

Saiba mais

Como é feita a cerveja Albanos? 8 passos da fabricação

Saiba mais

Música para todos – Não perca a live com Cláudio Venturini e Audergang

Musica para todos
Saiba mais