Vai passar um dia na capital mineira e não sabe onde ir? Preparamos um roteiro com dicas de o que fazer em BH em um dia completo.
Belo Horizonte é uma cidade que não está totalmente dentro do roteiro turístico brasileiro. Quem pensa em viajar pelo país, pensa em praias, montanhas, os museus e a vida urbana de São Paulo, o frio da região Sul. Mas a verdade é que “Beagá” é apaixonante e cativa todo mundo que passa por aqui.
Então se você vem à cidade para uma reunião, um congresso, vai fazer uma viagem por Minas para conhecer as cidades históricas ou o Inhotim, aproveite o tempo para conhecer o máximo possível das maravilhas da capital. Agora vamos às dicas de o que fazer em BH em 1 dia.
Para aproveitar bem o dia, a dica é visitar a Pampulha logo no começo da manhã. Esta é uma região famosa da cidade, que se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
A Pampulha foi criada na década de 1940 a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek. JK contou com o trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer para dar formas a um complexo modernista de cair o queixo da sociedade da época.
Na sua visita, comece fazendo um passeio a pé ou de bike pela Lagoa da Pampulha. De lá, você pode visitar a Igrejinha São Francisco de Assis, com painéis de Portinari, e avistar o Mineirão e o Mineirinho.
Aproveite para tomar uma água de coco na orla e visite o Museu de Arte da Pampulha, que, em geral, tem exposições com entrada gratuita. Também é interessante conhecer a Casa Kubitschek, que conta a história dessa aura mágica modernista da cidade.
Depois desse passeio, você já vai ter ocupado toda a manhã e a fome vai bater.
Não tem como vir a BH e não dar um rolê pelo Mercado Central. Com mais de 90 anos de história, o mercado tem mais de 400 lojas de artesanato, comidas típicas mineiras, ingredientes, queijos, frutas e já foi considerado pela revista “TAM nas Nuvens” como o terceiro melhor mercado do mundo.
Não deixe de experimentar um fígado com jiló, um tradicional torresmo, um KAOL (prato com arroz, ovo, linguiça e uma cachacinha para acompanhar) ou um feijão tropeiro.
Em 2019, BH foi considerada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco e não é por menos: a cozinha mineira é uma das mais ricas do país.
Depois deste almoço “levinho” no Mercado, nada melhor que dar um passeio pelos parques e praças da cidade.
No nosso roteiro com o que fazer em BH, não pode faltar o Parque Municipal. Um complexo super arborizado, com direito a pedalinho e barco a remo nos lagos, e um ótimo lugar para curtir sombra e água fresca.
Mas se você curte mais um programa cultural e não está no clima de descansar – afinal, você só tem um dia por aqui – outra dica especial do que fazer em BH é visitar o Circuito da Praça da Liberdade.
O entorno da praça é repleto de edifícios históricos que foram ocupados por centros culturais e museus, sempre com programação gratuita.
Vai caindo a tarde, é hora de ver a vista e pegar um pôr-do-sol. Afinal, a cidade se chama Belo Horizonte não é à toa.
Um dos melhores locais para fazer isso é ir à Praça do Papa. Localizada no bairro Mangabeiras, a Praça Israel Pinheiro é assim conhecida por ter recebido a visita do Papa João Paulo II, que na ocasião abençoou a cidade e disse “Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte. Mas, sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!”.
Depois dessa, que tal se sentar em um boteco?
Para fechar o dia, um passeio obrigatório em BH é curtir os bares da cidade. Afinal, é a capital mundial dos botecos e tomar uma cervejinha é quase um passeio cultural – se você precisar de uma boa desculpa.
A cidade é conhecida no país por sua produção de cervejas artesanais de alta qualidade, com diversos tipos de cerveja, para atender a todos os gostos, e pelas comidas de boteco.
A sugestão aqui para aproveitar ao máximo é ir a locais de grande concentração de bares em BH, para ver gente bonita e comer bons petiscos.
A Rua Pium-Í, na região Centro-Sul, é um desses locais com diversas opções. O Hub Cervejeiro Albanos Sion é uma dessas alternativas, com um cardápio que harmoniza bem com seus diversos rótulos de chopps e cervejas especiais, de fabricação própria.
A região da Savassi também é bem famosa pela concentração de bares e restaurantes, já que possui quarteirões fechados com mesas, que é a cara de BH.
Outro bairro que vale a visita, sobretudo no happy hour, é Lourdes. É lá que está a nossa segunda casa – o Albanos Lourdes – e muitos outros estabelecimentos, com uma vida noturna muito ativa.
E então, achou nosso roteiro com o que fazer em BH cansativo ou dá para tirar de letra? Se é a sua primeira vez na cidade, estas sugestões vão fazer com que você conheça os principais pontos turísticos e de lazer na capital.
Aproveite para ver também o que fazer em BH com a família. A gente sabe que uma fazer uma viagem sozinho, em casal ou com as crianças é bem diferente. Então, corre lá!
E se quiser garantir sua ida aos bares Albanos, faça sua reserva! Dá para confirmar sua mesa diretamente pelo WhatsApp, sem complicações.