b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

o que é cerveja pilsen e puro malte taça da albanos
06/12/2022

O que é cerveja Pilsen e Puro malte? Entenda as diferenças

Você sabe o que é cerveja Pilsen e Puro Malte? Esses nomes estão cada vez mais populares e, certamente, você já ouviu falar sobre alguma marca Puro Malte. A principal diferença está na receita da bebida e no tipo de ingrediente escolhido. 

Neste artigo, explicamos o que é cerveja Pilsen e Puro Malte, como diferenciá-las e onde comprar a melhor cerveja de Belo Horizonte.

o que é cerveja pilsen e puro malte taça da albanos

Pilsen e Puro Malte: a essência está no ingrediente (o malte)

As cervejas Puro Malte estão caindo no gosto popular. O conceito vem impresso no rótulo e é vendido como um diferencial em relação a outras cervejas do mercado. A grande diferença está, de fato, neste ingrediente tão importante para a cerveja: o malte.

Embora seja um item muito presente nas receitas, vale destacar que o malte não é um cereal. Apesar de ser muito falado, ele resulta de um processo de germinação artificial.

Explicando melhor: a maltagem consiste em transformar um cereal em malte, de forma a dar cor e sabor para a cerveja. Ou seja, o malte é um produto.

Mas ainda não dá para entender a diferença, não é mesmo? Por isso, vamos entender mais sobre o que é cerveja Pilsen e Puro Malte para explicar em que elas se diferenciam.

O que significa uma cerveja Pilsen?

A cerveja Pilsen é uma das mais populares do mundo. Possui cor dourada, espuma branca e é bastante refrescante.

Original da Boêmia (atual República Tcheca), começou a ser produzida no século XIX, tendo como característica marcante a produção com leveduras de baixa fermentação.

Vale lembrar que a Pilsen é um dos estilos da família Lager e é comumente confundida com o estilo American Lager. As duas chegam a ser vendidas como se fossem a mesma coisa (como acontece muito no Brasil).

Saiba mais sobre a diferença entre Pilsen e Lager.

Ingredientes da cerveja Pilsen

Tradicionalmente, a cerveja Pilsen segue a Lei de Pureza de fabricação. Ou seja, é composta por quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras.

É por isso que muitas das bebidas comercializadas nos supermercados como Pilsen têm, na verdade, outra classificação, já que seguem outras receitas em sua fabricação.

PILSEN

O que é cerveja Puro Malte?

Já a cerveja Puro Malte é aquela produzida com 100% de malte, não tendo outros cereais em sua receita. Mas se já explicamos que um malte não é o cereal, o que essa afirmação quer dizer afinal de contas?

O malte é o resultado da malteação de grãos como trigo ou cevada. Eles são umedecidos para germinar e dar brotos. Depois, o grão é seco, para ser tostado ou torrado. 

Neste processo, são liberados os amigos que ativam as enzimas do grão e são transformados em açúcar. No final, é o que resulta o álcool da bebida.

Na legislação brasileira, é permitido fazer cervejas com até 45% de cereais não maltados. Assim, o consumidor tem prestado mais atenção nas bebidas produzidas segundo a Lei de Pureza Alemã (100% de malte).

Ingredientes da cerveja Puro Malte

Assim como as cervejas Pilsen que seguem a receita tradicional, as bebidas Puro Malte levam apenas quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras.

Na prática, podemos dizer que a Puro Malte é um Pilsen produzida com cereais totalmente maltados.

Afinal, qual a diferença entre Pilsen e Puro Malte?

Para além do malte, entender o que é cerveja Pilsen e Puro Malte passa por outros pontos, que detalhamos a seguir:

  • As cervejas Puro Malte costumam ser compostas por malte de cevada e trigo, enquanto outras bebidas do mercado levam cereais como milho, aveia, arroz e centeio.
  • Cervejas Puro Malte costumam ter aroma e sabor mais intenso, quando comparadas a Pilsens mais tradicionais do mercado.
  • As cervejas Puro Malte começaram a ser produzidas por grandes cervejarias industriais, o que pode indicar algum diferencial em relação a outras bebidas da prateleira.
  • No contexto das cervejas artesanais, apenas dizer que uma cerveja é Puro Malte não é nenhum atestado de qualidade. Sempre é bom ficar de olho em outras características da bebida.

Toda cerveja artesanal é puro malte?

E já que falamos sobre as cervejas artesanais, vamos esclarecer outra dúvida comum: nem toda cerveja artesanal é Puro Malte.

Isso acontece porque, como já dissemos, as cervejas Puro Malte são aquelas com 100% de cereais maltados. E as cervejas artesanais possuem uma enorme variedade de estilos, sabores, receitas e, claro, ingredientes.

É só pensar nas versões com fruta, especiarias ou mesmo com lactose, que criam sabores surpreendentes e que em nada lembram as Pilsen ou Puro Malte.

É claro, existem, sim, artesanais Puro Malte, mas elas não são sinônimos. Portanto, sempre confira o rótulo para não levar um produto diferente do esperado para casa.

Confira o passo a passo de como fazer cerveja artesanal.

Qual cerveja é melhor?

O selo “Puro Malte” virou sinônimo de qualidade nas cervejas vendidas em massa nos supermercados. Entretanto, vale dizer que a receita não é nenhum atestado de superioridade.

Até mesmo porque existem cervejas sendo vendidas como Puro Malte que, na verdade, levam ingredientes adjuntos misturados ao malte.

Assim, é importante dizer que a melhor cerveja é aquela que agrada o seu paladar e tem as características que atendam ao seu gosto, como um determinado nível de refrescância ou de amargor.

O processo de fabricação pode ter muitas variações, por isso, vale a pena conhecer os ingredientes, a qualidade da produção e sempre priorizar os sabores de sua preferência.

Albanos Pilsen

A melhor cerveja de BH é produzida com a receita Puro Malte. A Albanos Pilsen é uma adaptação do estilo tcheco, sendo uma bebida de baixo amargor, com aroma e sabor neutros.

É uma Puro Malte na melhor tradução do que esse conceito quer dizer: uma cerveja dourada, de espuma branca, com gosto de cereais 100% maltados e que pode ser tomada em maiores quantidades.

Você encontra a Albanos Pilsen Puro Malte em garrafa e lata e em versões especiais que homenageiam grandes torcedoras dos times mineiros: Dona Zuzu (América), Vovó do Galo (Atlético) e Dona Salomé (Cruzeiro).

Compre esse e outros estilos na loja online Albanos.

Delivery de Pilsen: melhor chopp de BH

É possível levar a Albanos Pilsen Puro Malte para casa, em pequenos e grandes eventos. O melhor delivery de chopp da cidade é feito a partir da cerveja artesanal da Albanos, com o sabor refrescante da Pilsen.

Basta fazer o pedido online, por WhatsApp, escolher o barril de 30L ou 50L e animar todo tipo de comemoração com a melhor cerveja de Belo Horizonte.

Peça o delivery de chopp Albanos no WhatsApp e garanta a verdadeira cerveja puro malte onde você estiver.

Veja Também:

Delivery de cerveja em BH: conheça o serviço da Albanos

Cervejaria Albanos - Cerveja Artesanal - Delivery de Cerveja - Entrega de Cerveja
Saiba mais

3 curiosidades sobre Witbiers que você não pode deixar de saber

copo de witibier
Saiba mais

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau

Saiba mais

Como aumentar as vendas de chopp em 6 dicas

Como_aumentar_as_vendas_de_chopp
Saiba mais