b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

02/10/2020

Harmonização de cervejas: saiba como harmonizar cervejas e comidas

A harmonização de cervejas pode aprimorar a experiência com a bebida, deixando-a ainda mais saborosa.

Você sabe o que é a harmonização de cervejas? Certamente, você já ouviu sobre essa história de combinar o estilo da bebida com um determinado tipo de comida. Mas quais são as regras para fazer isso?

A seguir, você confere quais são os principais tipos de harmonização e dicas de comidas para acompanhar a sua cerveja preferida – ou vice-versa.

O que é a harmonização de cervejas?

Antes de mais nada, vamos começar com os princípios básicos. Harmonizar quer dizer equilibrar forças. Quando pensamos em harmonização de cervejas e comidas devemos nos guiar por esse princípio: o de equilíbrio. Mas, na prática, o que isso significa e como fazer isso?

Quem gosta de uma boa experiência à mesa, sabe que combinar as comidas e as bebidas é um cuidado especial. Ainda que o convidado não seja um especialista, ele vai perceber quando um prato não harmoniza com a bebida.

Por isso, é importante conhecer as características da cerveja e descobrir quais são os elementos com os quais ela combina. Assim, quando bem feita, a harmonização proporciona uma boa sensação gustativa, com mais riqueza de sabores.

Fazer essa combinação pode ser simples: basta observar os sabores da comida e da bebida, suas consistências, a acidez, o amargor, a picância, o teor alcóolico, a carbonatação, entre outros. Mas isso a gente detalha melhor mais à frente.

Leia também: saiba como a cerveja Albanos é feita.

escolas cervejeiras

Quais são os tipos de harmonização?

Para entender melhor como combinar esses sabores, vale entender quais são os tipos de harmonização de cerveja. Esses tipos são categorizados a partir dos princípios básicos de semelhança, contraste e corte.

Há outros princípios que são avaliador ao combinar cerveja e comida, mas com os três pilares básicos dispostos acima fica fácil harmonizar.

Semelhança

A harmonização por semelhança é a mais simples. Acontece quando casamos sabores, aromas e temperos presentes tanto na comida quanto na cerveja.  Exemplo: chocolate com cervejas escuras, feitas com maltes torrados.

Contraste

Contraste é quando cruzamos características opostas da comida com as da cerveja. Os elementos opostos evitam o excesso de uma determinada característica, deixando a combinação balanceada. 

Exemplo: Uma comida extremamente doce com uma cerveja extremamente amarga.

Corte ou complemento

Por fim, na harmonização por corte, atravessamos com a cerveja elementos que se sobressaiam demais na comida, amenizando características que desequilibram o conjunto. Exemplo: cervejas mais alcoólicas para amenizar a gordura do alimento.

Esse é o tipo mais complexo de harmonização de cerveja e cria novas sensações a partir dessa combinação. Em suma: proporciona um nível elevado de experiência gastronômica.

Como combinar cerveja e comida?

Ao combinar cervejas e comidas, você pode se guiar apenas por um desses princípios, ou pode usar todos eles na mesma combinação. De antemão, vale dizer que não existe regra para isso. 

O que não pode deixar de acontecer é o equilíbrio entre comida e cerveja. Um não deve se sobrepor ao outro, ofuscando suas características.

Para começar os processos de harmonização, avalie a intensidade da cerveja e outras características, como densidade, elementos presentes na receita e até os aromas.

Depois, avalie o tipo de experiência que está buscando e descubra quais sabores mais lhe apetecem.

Melhor cerveja para harmonizar com comida

A cerveja pilsen é uma das preferidas do brasileiro. Elas combinam bem com pratos leves e são ideais para acompanhar uma série de petiscos.

Vão bem com vários tipos de comida, já que o sabor é neutro e não interferem significativamente no prato. Mas se você busca uma combinação mais complexa, fique de olho nessas dicas:

Cerveja de trigo

As cervejas de trigo são mais fermentadas e costumam apresentar sabores frutados e condimentados, que combinam com saladas, peixes, queijos suaves e frutos do mar.

Combine uma das melhores cervejas de Belo Horizonte, a Albanos German Weizen com salada de folhas, salsichão ou mesmo uma sobremesa de banana.

IPA

As IPAs são amargas e apresentam maior teor alcoólico. Dependendo da versão, podem ter aromas e notas cítricas, de caramelo, herbáceas ou terrosas.

Faça a harmonização da cerveja IPA com alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, hambúrguer ou bacalhau. 

Stout

Essa é uma cerveja escura, com maltes torrados. Costumam ter notas de café e chocolate, por isso, combinam bem com sobremesas.

Se preferir uma harmonização por contraste, experimente a Albanos Irish Dry Stout com gorgonzola ou costelinha defumada. Você vai se surpreender! 

Comece a harmonização com a melhor cerveja de BH

Agora que você já sabe o que é harmonizar cervejas e comidas, que tal testar sua sensibilidade para promover casamentos perfeitos entre uma e outra?

Conheça as linhas de cervejas da Albanos. Temos diferentes estilos, desde a Pilsen, até as cervejas sazonais e especiais.

Em nossos rótulos, você encontra dicas de como combinar a melhor cerveja de BH com uma série de pratos. Mas que tal inovar e descobrir suas próprias combinações?

Compre online, na Loja Albanos, receba a melhor cerveja em casa e descubra a harmonização perfeita para seu paladar. 

Veja Também:

Melhor Chopeira: Como escolher uma máquina de chopp.

Melhor tipo de chopeira para seu estabelecimento - Albanos
Saiba mais

REGULAMENTO: CLICK CERVEJEIRO CRIE SEU MEME COM A LONG NECK ALBANOS:

b
Saiba mais

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau

Saiba mais

5 Motivos para você participar da 2ª Edição do Concurso Click Cervejeiro, especial de Namorados, da Cervejaria Albanos

Click Cervejeiro Albanos BH
Saiba mais