b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

16/01/2023

O que é puro malte na cerveja? Aprenda de uma vez por todas!

Você sabe o que é puro malte na cerveja? Confira nosso artigo e desmistifique de vez o conceito.

Talvez você não saiba exatamente o que é puro malte na cerveja, mas com certeza já ouviu falar sobre bebidas com essa característica.

Nos últimos anos, um boom de comerciais passaram a usar o termo puro malte como sinônimo de cerveja boa. Mas será que é mesmo assim que funciona?

Nos próximos tópicos, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto: o que realmente significa puro malte na cerveja, os tipos dessa grão, a diferença entre essa e outras cervejas e se realmente esse é um selo de qualidade para a bebida.

O que significa puro malte na cerveja?

Para entender o que é puro malte na cerveja, é importante falar sobre a composição da bebida. Água, malte, lúpulo e levedura são os quatro ingredientes principais da cerveja

Enquanto a água e o malte formam a base da bebida – sendo determinantes para a cor e o corpo –, o lúpulo e as leveduras vão definir o tipo da cerveja produzida.

Isso acontece porque existem tipos específicos de água (sim!), com variações de minerais. Já os lúpulos vão “temperar”, por assim dizer, a cerveja, conferindo o sabor, o aroma e o nível de amargor, enquanto a levedura forma o álcool.

“E o malte?”, você deve estar se perguntando. Bem, ele é o grão que está na composição da cerveja. No processo de fabricação, é extraído o amido desses grãos e transformado nos açúcares que serão consumidos pelas leveduras.

Cada região possui sua própria variedade de grãos, que vão conferir características distintas à bebida, bem como a forma em que esse grão é tostado.

No Brasil, para ser considerada puro malte, uma cerveja deve ser produzida 100% com malte de cevada, de acordo com um decreto legislativo de 1997, que já foi revisado recentemente.

Na prática, isso significa que não é possível adicionar outros ingredientes, como milho ou arroz – algo comum em alguns tipos de cerveja. 

Saiba mais em nosso artigo sobre como fazer cerveja artesanal.

O que é o malte?

O malte é obtido a partir da germinação de um cereal. O mais utilizado é a cevada, mas existem cervejas de trigo, centeio, arroz, milho e até de aveia. 

Esse ingrediente é fundamental para o resultado final da cerveja, já que influencia a cor, a espuma, o corpo e o sabor da bebida.

É importante escolher maltes de qualidade para garantir uma cerveja saborosa, que agrada o paladar e confira as características desejadas. 

É importante reforçar que somente a cevada maltada faz parte da receita das cervejas puro malte. A cevada tem uma quantidade favorável de enzimas e açúcares, podendo ser utilizada em diferentes estilos cervejeiros.

Qual a diferença de puro malte para as cervejas “tradicionais”?

Recentemente, o termo “puro malte” passou a ser visto pelo consumidor como uma espécie de selo de qualidade. Entretanto, essa não é a única forma de avaliar uma cerveja.

Afinal, existem cervejas com essa característica que desagradam o paladar e, por outro lado, há bebidas produzidas com outros grãos e com alto nível de excelência.

Mudanças na legislação brasileira definem que a cerveja puro malte deve ter mosto extraído da cevada malteada ou do extrato do malte. Além disso, cervejas que sejam produzidas com um único tipo de cereal também podem usar o termo, desde que especificando o nome do grão. 

Em relação às bebidas mais tradicionais do mercado, o puro malte na cerveja confere sabor e aroma mais intensos e a receita tem sido amplamente adotada pela indústria, embora seja mais comum nas cervejarias artesanais.

Podemos dizer que essas cervejas seguem a Lei de Pureza Alemã, utilizando somente 4 ingredientes.

Pilsen ou puro malte? Confira as diferenças em nosso blog.

Qual a vantagem da cerveja puro malte?

Cerveja é questão de gosto. A escolha deve ser feita de acordo com a preferência do consumidor e até com a harmonização do prato. Mas vale destacar algumas vantagens das cervejas puro malte em relação às demais:

  • Cervejas puro malte possuem mais vitaminas e potássio;
  • A composição contribui para a saúde dos músculos e do sistema nervoso;
  • Previne anemia e ajudam na produção de energia;
  • São menos calóricas, podendo fazer parte de algumas dietas;
  • Costumam ser mais saborosas que outras cervejas do mercado.

Quais são as cervejas puro malte?

Com certeza você já brincou a respeito ou ouviu alguém falar sobre “cervejas de milho”. Como esse grão é comum em receitas americanas – importadas aqui no Brasil – a ideia acabou ganhando um tom pejorativo.

Para fugir do sabor de milho, os consumidores estão buscando cada vez mais pelo puro malte na cerveja. E está mais fácil encontrar produtos de qualidade.

No mercado, basta procurar pelo rótulo de “puro malte”. Mas, atenção: confira as informações dos ingredientes para confirmar se a informação realmente faz sentido.

Além de marcas industriais, cervejas artesanais podem ser facilmente encontradas em mercados, bares ou mesmo em lojas online, com valores acessíveis e sabores surpreendentes. 

Cerveja puro malte é melhor?

Embora as cervejas tenham ganhado esse status, não necessariamente elas são melhores. Para serem consideradas de boa qualidade, as cervejas devem atender uma série de aspectos e todos eles passam pela receita.

Além de ingredientes selecionados, uma boa cerveja passa por processos meticulosos de produção, que vão desde a tostagem dos grãos, passando pela moagem, fermentação, até o envase e a distribuição.

Importante ressaltar, ainda, que existem inúmeras cervejas com outros grãos – portanto, não possuem o selo puro malte – que são produzidas com alto rigor e resultam em bebidas complexas e muito saborosas.

Assim como a escola alemã prevê a lei da pureza, outras escolas cervejeiras possuem outras especificidades na produção da bebida, o que não diminui em nada a sua qualidade.

Onde comprar a melhor cerveja puro malte de BH?

A melhor cervejaria de BH, a Albanos, produz diferentes linhas de cerveja puro malte. É possível adquirir latas ou garrafas em diferentes pontos de vendas ou pedir um chope diretamente das torneiras no Hub Cervejeiro, no bairro Sion.

Além disso, você pode comprar online e receber a cerveja puro malte no conforto da sua casa, com total praticidade.

Confira a loja online Albanos, conheça as nossas linhas de produtos e abasteça a sua geladeira!

Veja Também:

Bares em BH: Onde ir com a família aos fins de semana em BH. Bares com espaço infantil e mais 7 dicas

bares-com-espaco-infantil-albanos
Saiba mais

Albanos Life Lager: Cerveja sem culpa

Life Lager
Saiba mais

Delivery de cerveja em BH: conheça o serviço da Albanos

Cervejaria Albanos - Cerveja Artesanal - Delivery de Cerveja - Entrega de Cerveja
Saiba mais

Amigos, amigos, cervejas à parte? Produção de cervejas colaborativas Albanos

Produção de cerveja colaborativa Albanos
Saiba mais