Chopp ou cerveja: entenda a diferença entre chopp e cerveja

Diferença entre Chopp e Cerveja - Albanos do Brasil
13/02/2020

Chopp ou cerveja: qual a melhor opção para seu evento ou negócio?


Quem tem um estabelecimento comercial, um restaurante ou um bar está sempre em busca de melhorar o seu negócio. Quem está prestes a abrir um negócio ou produzir um evento, também quer acertar. Uma das dúvidas principais é sobre quais produtos vender. O que vale mais a pena: chopp ou cerveja em garrafa e em lata?

São muitas as diferenças entre os dois produtos, como forma de armazenamento, validade do produto, preço, entrega do produto ao cliente, logística e por aí vai.

Por isso, hoje vamos te mostrar as melhores opções para seu negócio ou evento e as diferenças entre chopp ou cerveja.

Qual a diferença entre chopp e cerveja?

Sabia que a diferenciação entre chopp e cerveja é brasileira? No resto do mundo, o nome é sempre cerveja, independentemente de como a bebida será acondicionada.

Acredita-se questão é que, com a imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX, a palavra “schoppe”, que significa “copo de meio litro”, medida utilizada para pedir a cerveja de barril nos balcões. Daí, o nome pegou por aqui.

Partindo disso, vamos à diferenciação, já que, no fim das contas, chopp e cerveja não são a mesma coisa!

Pasteurização

A cerveja e o chopp têm o mesmo método de produção e são feitos com os mesmos ingredientes. A cerveja engarrafada, porém, passa em geral por um processo de pasteurização, para que seu tempo de duração seja prolongado.

A pasteurização é um processo físico que esteriliza a bebida, acabando com os microrganismos e fazendo com que ele dure por mais tempo.

Desta forma, o chopp é um produto mais fresco e, por isso, as principais características da cerveja estarão em seu melhor estado (como aroma e sabor).

Em média, a cerveja tem validade de 8 a 12 meses na garrafa e na lata e o chopp algumas semanas (30 a 45 dias) em refrigeração.

Desta forma, observe a sua vazão: com grande saída, vale a pena ter chopp no estabelecimento, já que ele não ficará armazenado por muito tempo.

Se o chopp não sai muito, opte pela cerveja em garrafa.

 

Chopp ou Cerveja - Descubra as principais diferenças - Cervejaria Albanos

 

O que dá mais lucro?

De uma forma geral, o preço do chopp tem uma margem maior em relação ao seu custo de produção e distribuição. Se evitar o desperdício e tiver uma chopeira eficiente, ele será mais rentável que a cerveja.

Veja como escolher o melhor tipo de chopeira para seu estabelecimento ou evento.

Entretanto, é sempre bom ter em seu cardápio opções de cerveja em garrafa. Afinal, não é todo mundo que quer tomar um chopp. Para o cliente, a cerveja pode acabar sendo mais econômica, caso ele vá dividir com os amigos.

Armazenamento

Você terá espaço para armazenar as garrafas de cerveja em estoque? O ambiente dispõe de geladeiras o suficiente para colocá-las para gelar? Terá uma câmara fria para armazenar os barris de chopp? Tudo isso deve ser levado em consideração quando optar por chopp ou cerveja.

O chopp tem uma grande vantagem de economizar espaço na geladeira e ainda deixar a bebida gelada em apenas 10 minutos.

De olho no meio ambiente

Outra grande questão a se pensar na hora de escolher entre chopp ou cerveja é o meio ambiente.

Para evitar o descarte inadequado de milhares de garrafas e latas, você tem duas opções: optar pelo chopp ou trabalhar com cervejarias que se preocupam com o recolhimento dos materiais sólidos, como é o caso do projeto Eureciclo, parceiro da Albanos.

Preferência do cliente: ele quer chopp ou cerveja?

Se a sua máxima é que o cliente tem sempre razão, então é hora de levar isso a sério. Que tal fazer uma pesquisa de mercado para saber o que os seus clientes mais gostam, chopp ou cerveja, e até verificar o que seus principais concorrentes comercializam.

Conquistar a clientela pelo que ela de fato quer é a melhor maneira de acertar nas vendas.

 

Chopp ou Cerveja - Descubra as principais diferenças - Cervejaria Albanos

 

Tudo depende

Como você viu, são muitos fatores que podem interferir em sua decisão. Mas a verdade é que o ideal é que você trabalhe com o modelo misto.

Sim, você não precisa decidir entre chopp ou cerveja. Basta oferecer os dois! Assim, você atende a uma gama maior de clientes e deixa todo mundo satisfeito.

A dica é trabalhar com diversos tipos de cerveja e estilos de chopp. A Cervejaria Albanos conta com sete estilos de chopp e cerveja em sua linha fixa, mais rótulos sazonais e produzidos em colaboração com outras cervejarias.

Se você tem bares em BH, quer abrir uma choperia em BH, uma loja onde comprar cerveja artesanal em BH ou fazer revenda de cervejas especiais, é só se tornar um dos nossos pontos de venda parceiros!

Entre em contato e veja como ser um PDV Albanos.

0