b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

IBU
26/06/2020

O que é IBU?

O que é IBU? Descubra o que é o IBU da cerveja e por que essa sigla é importante

IBU da cerveja é uma sigla comum nos rótulos e é importante para entender as características da bebida.

Você sabe o que é IBU? Certamente você já deve ter se deparado com essas três letrinhas nos rótulos de cervejas artesanais, e pode ter-se perguntado o que elas significam, não é mesmo?

Essa é uma escala de medição de amargor da cerveja e, por isso, é um dado importante ao se avaliar as características dessa bebida.

Abaixo, você confere mais detalhes sobre o que é e o que significa a sigla IBU cerveja, como avaliar esse índice e como ele pode te ajudar na hora de escolher sua cerveja ou chopp.

IBU

O que é IBU cerveja?

Para descobrir qual o melhor chopp para seu estilo de paladar, é sempre importante conhecer um pouco mais sobre as características da cerveja.

O IBU é uma sigla internacional que significa International Bitter Unit, que pode ser traduzido como unidade internacional de amargor.

As cervejas mais tradicionais, encontradas comumente nos supermercados, não revelam o IBU no rótulo. Mas o crescente interesse pelas cervejas artesanais tem aumentado a relevância dessa informação.

Em uma escala que vai de 0 a 120, essa medida avalia o potencial de amargor conferido pelos lúpulos à cerveja. Esse potencial é calculado e medido a partir dos alfa-ácidos presentes na planta. 

O lúpulo guarda em suas pétalas óleos essenciais, ou resinas. E é neles que se encontram os alfa-ácidos que, no processo de produção da cerveja, são liberados carregando consigo o amargor. 

Então, em tese, quanto maior o IBU mais amarga a cerveja será. Mas será que é realmente assim na prática?

Gosta de cerveja amarga? Então saiba mais sobre o que é uma cerveja IPA.

Apenas o lúpulo é responsável pelo IBU?

Embora o lúpulo seja o principal ingrediente responsável pelo amargor de uma cerveja, outros elementos podem contribuir para essa sensação.

Assim, o IBU será influenciado por fatores como o tipo de lúpulo, a torra do malte, o teor de álcool e até os outros ingredientes adicionados pelo mestre cervejeiro para conferir novos sabores à bebida. 

IBU alto é sinônimo de cerveja amarga?

Bom, há uma diferença grande entre o potencial de amargor conferido pelos alfa-ácidos e o amargor que sentimos na cerveja. E sabe por quê?

A cerveja é composta não somente de água e lúpulo, mas também de malte. Os grãos trazem dulçor à cerveja, pois são eles os geradores de açúcares que vão alimentar a levedura, responsável pela fermentação da bebida.

Assim sendo, quanto mais maltada for a cerveja, mais doçura sentiremos nela. Quando juntamos a doçura dos grãos com o amargor do lúpulo equilibramos o sabor da cerveja, para que não fique enjoativo de tão doce ou incômodo de tão amargo.

Há muitos estilos em que o potencial de amargor dos lúpulos é amenizado pelo grau de doçura vinda do malte. E assim nossa percepção é “ludibriada”, não correspondendo ao número elevado do IBU descrito no rótulo.

Como é feita a avaliação do IBU?

A medição do IBU da cerveja é feita com o uso de um espectrofotômetro e extração com solventes. Ficou complicado? Então vamos traduzir.

O medidor vai avaliar qual é o número exato de alfa-ácidos convertidos em iso-alfa-ácidos – substância responsável pela sensação amarga que a bebida provoca no consumidor.

Embora ainda não seja comum encontrar o nível de IBU nos rótulos, muitas marcas já estão apostando nessa informação. Afinal, ela influencia a escolha do consumidor.

Para se ter uma ideia melhor a respeito do amargor, vale pensar na cerveja lager tradicional, que, geralmente, tem entre 8 e 15 IBU. Já as IPAs variam de 40 a 120 IBU, sendo um dos estilos mais amargos.

E, vale lembrar, mais amargo também não é sinônimo de qualidade. O melhor chopp é aquele que agrada seu paladar e harmoniza com os sabores que você gosta!

Como escolher uma cerveja com IBU equilibrado?

Além de observar o rótulo da cerveja e procurar pela informação do IBU, vale a pena ficar de olho em outros detalhes:

  • Ao contrário do que se pensa, as cervejas escuras possuem mais açúcares. Assim, ainda que tenham alto IBU, podem não ser tão amargas.
  • Por sua vez, as cervejas mais claras têm menos açúcar, o que acaba deixando mais evidente o amargor da receita.
  • Crie o hábito de degustar as cervejas antes de adquirir a garrafa ou o copo de chopp. Com a mente aberta, você poderá mergulhar de cabeça no universo cervejeiro e descobrir um mundo novo de sabores!

Qual o melhor chopp de BH com alto índice de IBU?

O melhor chopp de BH tem nome e endereço: o chopp Albanos. Com fábricas em Belo Horizonte e Nova Lima, a marca foi considerada a melhor do país em diversos rankings.

Além dos tradicionais chopes pilsen, temos uma carta diversificada de produtos, com diferentes estilos de cerveja para agradar até o consumidor mais exigente.

É possível comprar no site e em supermercados, além de degustar o melhor chopp da cidade em nosso Hub Cervejeiro, no Sion.

Agora você já sabe. Viu IBU em algum rótulo de cerveja? Lembre-se que ele mede a escala de amargor conferido pelos lúpulos!

Aproveite para conferir o catálogo de cervejas Albanos e descubra o IBU de cada uma.

Texto original por: @fabiana.arreguy

Veja Também:

REGULAMENTO:

ClickCervejeiroRegulamento-(1280x420)
Saiba mais

Harmonização de cervejas: saiba como harmonizar cervejas e comidas

Saiba mais

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau

Saiba mais

REGULAMENTO: CLICK CERVEJEIRO CRIE SEU MEME COM A LONG NECK ALBANOS:

b
Saiba mais