Cervejaria Albanos do Brasil

7 Estilos de Cerveja que são Ideais para o Verão

estilos-de-cerveja-albanos-bh

Brasil combina com verão, que combina com sol, que combina com piscina, com churrasco, que combina com cerveja. Não necessariamente nessa ordem, mas a verdade é que uma cervejinha vai muito bem no calor.

É claro que existem estilos de cerveja que ficam perfeitos para o inverno e outras estações do ano e que tá liberado tomar qualquer estilo em qualquer época, mas o calor brasileiro merece uma cerveja refrescante!

Por isso, hoje vamos listar sete cervejas ideais para o verão.

O que torna uma cerveja ideal para o verão?

Dias ensolarados e quentes pedem uma cerveja leve e refrescante. Uma porcentagem mais baixa de ABV (álcool por volume), por exemplo, facilita o consumo, assim como o baixo amargor. Cervejas que trazem notas de frutas cítricas ou coentro também podem ser apreciadas e há quem prefira o chope ao invés da cerveja. Ou seja, tudo que traga frescor ao paladar é bem-vindo.

Veja também a diferença entre chope e cerveja.

 

7 estilos perfeitos para o verão

A Pilsen costuma ser a cerveja mais apreciada pelos brasileiros no verão, justamente por refrescar até a alma, quando bem gelada.

Uma bebida dourada, com colarinho cheio, espuma branquinha, com gosto de cereais, baixo amargor e leve em álcool fazem dela uma cerveja bem fácil de beber, apropriada para qualquer ocasião.

É aquela ideal para sentar-se à mesa do bar e dividir com os amigos.

A Session IPA também é um estilo que cai bem com um dia de piscina ou de praia. Bem sequinha, pouco encorpada e com amargor bem definido, é uma cerveja mais leve em álcool, mas de sabores marcantes. De cor amarelo-palha, espuma branquinha, é uma cerveja para quem curte amargor.

Se você curte explorar um pouco mais o universo cervejeiro, é hora de apostar na Witbier, uma cerveja feita com trigo belga não maltado e malte de cevada.

O estilo tem o nome flamengo que quer dizer ‘branca’. Ou seja, Cerveja Branca, como eram chamadas, na Idade Média, as cervejas feitas com lúpulo.

A Wit tem uma particularidade. Ela, obrigatoriamente, deve receber dois ingredientes: casca de laranja e sementes de coentro. E é esse toque que a torna uma cerveja ideal para o verão.

É uma cerveja cítrica, carbonatada, pouco amarga e bastante refrescante, na medida exata para o clima tropical.

Seguindo a linhas das cervejas leves, a Super Dry é uma cerveja que vale experimentar e que é ideal para matar o calor.

Uma cerveja seca, de baixo corpo, baixo teor alcoólico (ABV 5%) e, principalmente, de baixa caloria. Então, se você quer se refrescar, mas quer manter a forma no verão, é uma ótima pedida para beber sem culpa.

O sabor da Super Dry é bem equilibrado e leve, de alta drinkability.

Para quem curte notas florais e frutadas, a pedida é apostar na Hop Lager. Com baixo teor alcoólico (ABV 4,9%) e IBU 12, o estilo da Albanos é uma lager leve e refrescante, que recebe o dry hopping de lúpulo norte-americano Sabra, trazendo para o chope os aromas e as notas marcantes.

Se você busca um rótulo autêntico, que te transporta direto para o verão tropical, vá de Zestea. Esta é a nova cerveja Albanos em parceria com a Cervejaria Trinca, uma Wheat Lager – ou seja, uma lager de trigo.

Em inglês, “orange zest” é a raspa da casca da laranja e, junto com um ingrediente secreto – o chá honeybush -, dá nome à cerveja.

A Zestea é uma cerveja leve, refrescante, aromática, com um toque doce e cítrico de raspinha de laranja.

A Catharina Sour é um estilo criado no Brasil e recentemente incluído no Beer Judge Certification Program (BJCP). Suas principais características são a acidez marcante, a alta carbonatação e a utilização de frutas do bioma brasileiro.

A Cervejaria Albanos acaba de lançar sua Catharina Sour, com um toque super mineiro. Parte do projeto Da Origem ao Copo, a inspiração para a cerveja veio de uma visita à Sabará, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, pela equipe da cervejaria.

O município é conhecido pela tradição do cultivo da jabuticaba e o uso da fruta em diversas receitas. Nessa linha, o novo rótulo do Albanos traz uma receita especial com a jabuticaba como protagonista e se torna uma representação de toda a fruta na bebida, com suas características peculiares: acidez leve, porém marcante, dulçor baixo e a cor arroxeada.

Para chegar a este resultado e fazer com que a fruta fique bem marcada no paladar, a cervejaria utilizou a jabuticaba prensada, de forma a extrair seu sumo.

 

Onde experimentar

Ficou com vontade de se refrescar e curtir o verão com Albanos? Para experimentar os estilos de cervejas ideais para o verão você pode marcar com a galera no Hub Cervejeiro Albanos Sion ou no Bar Albanos Lourdes, pode comprar os rótulos nos mais de 200 PDVs parceiros ou pedir um chopp Albanos delivery em casa para aproveitar com a família e os amigos.

Sair da versão mobile