Ter um estabelecimento nem sempre é tarefa fácil, por mais que seja divertido. É preciso se reinventar constantemente para atrair a clientela e fidelizar aqueles que já gostam do seu bar, restaurante ou choperia. Afinal, o que não falta é concorrência – principalmente se você é de Belo Horizonte, cidade que tem quase 10 mil bares.
Pensando nisso, hoje vamos dar dicas de como aumentar as vendas de chopp e ampliar a sua lucratividade.
Quando pensamos em maneiras de crescer o negócio, diversas ideias vêm em mente. E claro que todas são válidas e devem ser testadas. Em muitos estabelecimentos, o chopp é o produto que mais tem saída e, é por isso que hoje vamos focar nele.
A diferença entre o chopp e a cerveja está na falta de necessidade de realizar a pasteurização, o que torna a bebida fresca para ser servida no estabelecimento. E é claro que isso atrai muitos clientes.
Além disso, o chopp não demanda o envase e, com isso, pode significar uma maior margem de lucro para o seu bar ou restaurante.
Antes de criar estratégias de como aumentar as vendas, é importante se certificar que a bebida está sendo armazenada e transportada da forma correta. Falamos mais sobre isso aqui.
Então, vamos às dicas de como aumentar as vendas!
Uma premissa básica em um estabelecimento de varejo ou de serviço é o atendimento. Garçons e vendedores bem treinados, que tratam o cliente com cordialidade e um sorriso no rosto, são sinônimo de satisfação.
Clientes satisfeitos, tendem a aumentar o tíquete médio durante sua permanência no bar, a voltar outras vezes e indicar o seu local aos amigos.
Outra forma de como aumentar as vendas é conhecer o perfil dos seus clientes. Quais as suas necessidades, que estilo de chopp gostam de consumir, se preferem cervejas artesanais, o tamanho dos copos, em qual horário e dia da semana.
Traçar as preferências faz com que você possa ampliar a oferta de certos produtos ou até corrigir alguma estratégia que não esteja funcionando. Um exemplo é alterar o seu horário de funcionamento, caso as pessoas queiram ir ao bar em dias que você não costuma abrir.
Para isso, faça pesquisas e verifique as características do seu público nas suas redes sociais e no seu site.
Uma forma de ampliar as vendas é realizar promoções. Quem não gosta de uma boa oferta, não é mesmo?
Rodadas duplas, condições especiais para aniversariantes, ações em datas comemorativas, jogos de futebol, compre um chopp pequeno e leve um grande… Agora é a hora de ser criativo. É claro, que tudo deve ser calculado de acordo com a sua margem, para que você não saia no prejuízo.
A ideia aqui em vender mais, ganhando um pouco menos por cada unidade, mas garantindo um resultado melhor ao final do dia.
Além das ações promocionais, todo negócio deve investir em comunicação, de forma constante e concisa. Durante todo ano, seu cliente deve ser lembrado das qualidades do seu estabelecimento, das opções de chopp existentes, como fazer harmonizações, dentre outras informações.
Para isso, a dica de como aumentar as vendas é investir em peças de comunicação online e offline. Displays de mesa, jogo americano, bolachas porta-copos, cartazes, letreiros luminosos, artes animadas para televisores instalados no espaço, outdoors. A gama de possibilidades na comunicação é extensa.
O interessante é que você avalie o que funciona melhor para o seu cliente e para a localização que seu bar está instalado.
Um fato é real: todo mundo gosta de se sentir à vontade no ambiente em que está. Um bar confortável, com decoração bonita e banheiros limpos atrai muito mais que um local sujo, com aspecto de desleixo.
A ambientação do seu estabelecimento pode sim, por isso, ser uma forma de cobrar um valor agregado. Muitas pessoas pagam mais pelo conforto e a experiência no bar.
Assim, não só o chopp é uma forma de como aumentar as vendas e a lucratividade, mas o espaço como um todo.
Se o seu ponto de venda é uma distribuidora de bebidas ou uma cervejaria, uma ótima alternativa é pensar em formas de vender online. Seja criando um e-commerce próprio, inserindo links para contato via WhatsApp ou redes sociais, as vendas online hoje já superam as vendas em lojas físicas.
A Cervejaria Albanos, por exemplo, lançou em 2020 o serviço de delivery direto, que permite ao cliente fazer o pedido de entrega em casa diretamente pelo site.
Com maior facilidade e praticidade, maior a chance de se converter uma venda.
Lembre-se sempre de mensurar as ações realizadas para conferir o retorno sobre o seu investimento. Teste sempre e reavalie de acordo com os resultados. Desta forma, você se certifica que está tomando decisões assertivas, com um planejamento de negócio perene e sustentável.
Agora que você já repensou seu negócio, saiba também como escolher o melhor tipo de chopeira para seu estabelecimento!