b

GAZETA
ALBANOS

Fique por dentro de todas as novidades que envolvem a plataforma Albanos!

19/11/2022

O que é cerveja Lager? Conheças as características desse estilo tão popular.

Entenda de uma vez o que é a cerveja Lager e como diferenciá-la de outros estilos.

Você sabe o que é cerveja Lager? Os fãs de cerveja com certeza já viram essa classificação na hora de comprar a bebida, mas o que isso realmente significa?

Ainda há quem confunda as cervejas Lager e Pilsen. Se esse é o seu caso, não fique triste! Neste artigo, vamos explicar de uma vez por todas o que é a cerveja Lager, as diferenças entre ela e a pilsen e onde beber a melhor cerveja de BH em um desses tipos.

Entenda o que é cerveja Lager

como fazer cerveja artesanal

Para entender o que é cerveja Lager, vamos voltar um pouco no tempo. Essa cerveja clara e refrescante é uma das mais vendidas em todo o mundo.

A produção de uma Lager demanda fermentação por semanas, conferindo o aroma e sabor característicos desse tipo de cerveja.  Atualmente, os mestres cervejeiros aplicam novas técnicas de produção, que garantem menor tempo de preparo, sem perda de qualidade.

Justamente pela forma de produção é que a Lager começou a dominar o mercado no século 19, quando as tecnologias de resfriamento permitiram que ela fosse produzida normalmente, sem interferências das condições externas.

Agora que você já sabe o que é cerveja Lager, saiba mais sobre os diferentes tipos de escola cervejeira.

Cerveja Lager é uma família

A Lager é uma das três famílias de cerveja do mundo. Além desta, existem a Ale e as de fermentação espontânea. É importante ter isso em mente: a Lager não é um estilo, mas uma família que abarca diferentes estilos.

A levedura da fermentação caracteriza o que é cerveja Lager. O método de fermentação consiste na decantação de leveduras, que se concentram no fundo do tonel. 

Para a produção de uma Lager, é necessário ter temperaturas baixas, que variam entre 5°C e 14°C. O resultado é uma cerveja fácil de beber, encontrada em vários bares, restaurantes e varejo.

Principais características da cerveja Lager

As cervejas da família Lager são refrescantes com notas pronunciadas de malte. A bebida é mais gasosa e, por ter pouco lúpulo, são menos amargas e quase não possuem notas frutadas.

Embora haja exceções, normalmente são de baixo teor alcóolico, com cor dourada. Devem ser consumidas em temperaturas entre 2°C e 6°C.

Justamente por serem leves e fáceis de beber, são muito consumidas aqui no Brasil. A famosa “gelada” do fim de semana.

Qual a diferença da cerveja Lager e Pilsen?

Agora que você já sabe o que é cerveja Lager, vamos explicar em que ela se difere de uma Pilsen.

Bom, para início de conversa, toda Pilsen é uma Lager. Isso porque a Pilsen é um estilo da família Lager. Outros estilos dessa família são a American Lager, a Vienna Lager e a Dunkel.

Na prática, uma cerveja Pilsen possui as características da família Lager – baixa fermentação, pouco lúpulo e malte pronunciado –, mas com receitas diferentes dos outros estilos.

Três grupos principais de cerveja

Existem mais de 120 estilos de cerveja espalhadas pelo mundo, mas elas se dividem em três grandes famílias: a Lager, sobre a qual já falamos, a Ale e a Lambic.

Cerveja Ale

A família Ale indica cervejas de alta fermentação. Até o século 19, a maior parte das cervejas eram dessa família, já que as leveduras atuam em temperaturas entre 14°C e 25°C.

As cervejas Ale são mais complexas, com sabores frutados, condimentados e aromas intensos. Muitas cervejas da escola Belga são dessa família.

Entenda a diferença entre a Lager e a Ale.

Cervejas de fermentação espontânea

Também conhecidas como cervejas selvagens, indicam a forma mais antiga de produzir a bebida, por meio de fermentação espontânea em tonéis abertos.

São cervejas mais azedas e ácidas e alguns estilos dessa família levam adição de ingredientes, como açúcar e frutas.

Muita gente confunde os estilos Lambic ou Sour como a família primária dessas cervejas, mas elas também são estilos dentro da família de fermentação espontânea.

A Pilsen brasileira é uma Lager?

Um tema que gera dúvidas é sobre a Pilsen Brasileira. Como já explicamos o que é cerveja Lager e que a Pilsen é um estilo nessa família, vamos às características dessa bebida.

A Pilsen tem origem na República Tcheca, no início do século 19. O cervejeiro Josef Groll criou a cerveja na cidade de Plzeñ – daí o nome do estilo.

Marcada pela fermentação a frio e com cereais da região, a Pilsen é uma cerveja dourada e bastante refrescante. Com o tempo, as cervejas com essa característica passaram a ser todas chamadas de Pilsen.

Mas, na prática, se a cerveja leva outros ingredientes diferentes do malte e do lúpulo, ela não é uma Pilsen. É o caso da bebida consumida em larga escala no Brasil. Apesar de serem vendidas como Pilsen, são, na verdade, American Lager.

Esse estilo, tradicional nos Estados Unidos, se inspiram nas Pilsen, porém levam outros cereais na receita. E é esse o tipo de cerveja consumida pelos brasileiros.

O que é Hop Lager?

Os consumidores que já sabem o que é cerveja Lager provavelmente devem estar lembrando da Hop Lager.

O nome, que vem da palavra em inglês para lúpulo (hop), descreve cervejas de baixa fermentação, mas com maior lupulagem.

Embora não seja um estilo formalmente catalogado, já é considerado por muitos especialistas uma cerveja da família Lager, pelo estilo de fermentação.

A adição de lúpulo confere bastante aroma e sabor às Hops, sem perder a alta drinkability – característica de uma cerveja leve e de baixo amargor.

Saiba mais sobre o estilo: confira a Hop Lager Albanos.

Melhor cerveja Lager de BH

A Albanos é a melhor cervejaria de Belo Horizonte. Em sua produção, conta com diversos estilos de Lager, como a Life Lager, que é zero açúcar e low carb.

Além de comprar na loja ou em representantes oficinais, você pode tomar o melhor chopp de BH no Hub Cervejeiro Albanos, no bairro Sion.

Se preferir, peça o delivery de chopp e receba a Pilsen da melhor cervejaria no seu endereço, garantindo bebida gelada, refrescante e de sabor inconfundível.

A Albanos ainda conta com uma série de cervejas Lager em sua produção. Conheça o catálogo na loja online e experimente novos sabores sempre mais.

Veja Também:

Música Para Todos: não perca a live com Gabriel Elias e Pedro Mendes

Música Para Todos
Saiba mais

Carnaval BH com Albanos: saiba onde aproveitar a festa com a melhor cerveja da cidade

Saiba mais

Como comemorar o aniversário de 24 anos da Cervejaria Albanos, com o isolamento social? Com muita Live de shows, é claro!

ThumbsAlbanos_1280x420 (1)
Saiba mais

Onde assistir Copa do Mundo em BH? Saiba onde ver os jogos com os amigos!

Saiba mais